Campinas, SP
+55 19 99483-7887
contato@37graus.com.br

Plataforma de criação de narrativas

Plataforma de criação de narrativas

narrativaabertaO Narrativa Aberta é um projeto cultural que tem como objetivo estimular a imaginação e a capacidade criativa, por meio da construção de histórias ficcionais. A Equipe do Narrativa Aberta lança uma ideia de narrativa contendo apenas uma breve descrição de um personagem, um lugar ou objeto que devem estar presentes na história. Os usuários criam as propostas para cada etapa da narrativa. Em cada etapa da narrativa haverá um período de votação aberta das propostas enviadas. A proposta mais pontuada será incorporada à narrativa.

O objetivo é que os usuários encontrem um espaço aberto para compartilhar sua capacidade de criação e sejam estimulados a criar suas próprias narrativas e desta forma possam se interessar pela literatura como meio de desenvolvimento da cultura e personalidade. Pretendemos estimular principalmente os jovens, usuários de mídias sociais, para se engajarem nesta aventura de participar da criação de narrativas de modo colaborativo.

A iniciativa é do designer gráfico Lucas Pedro, de Campinas – São Paulo.

Como surgiu o Narrativa Aberta?
Lucas Pedro – A ideia veio, na verdade, de uma frustração com relação ao mercado editorial. Eu tinha uma ideia para um livro de ficção científica e comecei a enviar para editoras. E eu vi que, na realidade, o mercado é muito fechado. Você envia sem saber se vai ter um retorno, se alguém vai ler e fica naquela esperança. E isso acontece com milhões de pessoas que tentam escrever alguma coisa.

Depois disso eu vi uma ferramenta colaborativa para projetos públicos, que tinha a mesma mecânica que o Narrativa Aberta tem hoje. O site lança uma proposta de melhoria de serviços públicos, “como melhorar os serviços dos postos de saúde da cidade”, por exemplo. Aí as pessoas enviavam as propostas e as mais votadas seriam encaminhadas [ao governo]. Chama-se “processo de inovação aberta”.

Nessa eu pensei: “porque não fazer isso com narrativas, com histórias?”. Assim, as pessoas que gostam de escrever, podem ter uma oportunidade de mostrar o talento, a capacidade que elas têm, para qualquer um ver.

Existem restrições quanto a gêneros ou à criatividade dos escritores ou é totalmente livre?
A gente tem procurado deixar completamente aberto, mas já tivemos problemas, por exemplo, de pessoas usarem nomes de personagens reais, como jogadores de futebol. Essa passou a ser a única restrição que a gente tem, porque não queremos ter problemas. Fora isso, não tem restrição nenhuma. Houve, por exemplo, uma proposta de uma pessoa que quis escrever sobre um caso de estupro! Foi ficando meio tensa essa primeira narrativa que a gente lançou. Mas está dando certo por enquanto.

O que acontece com os textos uma vez que a história é concluída? Terá publicação impressa?
Inicialmente, a ideia era simplesmente publicar no próprio site, deixar somente online e premiar o escritor mais pontuado em todas as etapas com um livro. Porém, agora o Projeto está enquadrado na lei de incentivo PROAC/ICMS do Governo do Estado de São Paulo e por isso, mediante o apoio de patrocinadores, iremos imprimir o primeiro volume com as narrativas criadas na plataforma.

Acesse: http://narrativaberta.com.br/

 

Deixe uma resposta

WhatsApp chat