Campinas, SP
+55 19 99483-7887
contato@37graus.com.br

Fernando Grecco (in memorian)

Fernando Grecco (in memorian)

banner-fernando-grecco-campinas

fernando-grecco-campinas-01

Ainda menino, apreciando a capa de um LP.

Fernando Grecco não é só o nome de uma rua na cidade de Campinas. Antes disso, foi o nome artístico adotado pelo Campineiro Fernando Roberto dos Santos. O Figurinista, estilista, roteirista, diretor de teatro e ator, nasceu em 1948 e viveu boa parte de sua vida no Bairro Jardim Proença, um dos mais tradicionais de Campinas, onde viveu com sua família, composta por uma mistura de sangues Italianos, Guaranis e Alemães. Fernando não teve filhos, porém, cuidou de sua mãe por muitos anos e também era muito zeloso com seus dois sobrinhos, filhos de seu único irmão, Ronald dos Santos. Desde menino, Fernando já se interessava pelas artes em todas as suas expressões, mas foi no Conservatório Carlos Gomes onde ele cursou teatro, dando início à sua carreira como artista profissional.

fernando-grecco-campinas-02

Trabalhando no figurino das Bruxas de Macbeth

Nas décadas de 60 e 70, o artista multimídia Fernando Grecco foi um dos nomes mais importantes na história teatral de Campinas. Trabalhou com Amadeu Tilli, Edgar Rizzo, Abílio Guedes e muitos outros artistas importantes para o teatro infantil e adulto da cidade de Campinas. Trabalhou com quase todos os grupos e diretores da cidade, como Galhofas & Dramas, Lume, Sia Santa e Téspis. Apresentou o ousado espetáculo da Rua Elektra, com direção de Teresa Aguiar, mais conhecida como Tatá.

 

fernando-grecco-campinas-05

Trabalhando para a Pref. de Paulínia

Também se destacou com os figurinos feitos para Natal na Praça, do Grupo Pan e os figurinos para o Auto de Natal, dirigido por Jonas Lemos. Por muitos anos, foi responsável pela decoração da Catedral Metropolitana de Campinas. Grecco era unanimidade nos concursos de fantasia de carnaval promovidos pelo Tênis Clube, em Campinas. Nos anos 90 desenvolveu vários projetos artísticos para a Prefeitura de Paulínia e importantes projetos Culturais em parceria com o SESC Campinas, como a montagem “Em busca da Imagem” em comemoração aos 100 anos do Cinema.

Fernando Grecco faleceu, aos 54 anos, após lutar por dois anos contra um câncer no pâncreas.

Foram 35 anos de carreira, destinados ao teatro, aos figurinos e à arte da cidade de Campinas, que não poderiam ficar sem um registro online, com muito calor humano.

Por Lucas Pedro, seu sobrinho, amigo e fã.

 

Deixe uma resposta

WhatsApp chat